Questões? Você precisa de ajuda? Envie-nos um e-mail para: contato@emenino.com.br

Minha Sacola

00

00 produtos

  R$: 0.00

Desde que soube de sua existência, descobri o verdadeiro sentido do amor. Obrigado por existir meu filho! - É Menino!

11 Maneiras de fortalecer o vínculo

11 Maneiras de fortalecer o vínculo

19-10-2017

11 Maneiras de fortalecer o vínculo

O que fazer para o jantar? Quem vai pegar as crianças na escola hoje? E se esfriar, será que elas estão bem agasalhadas?

 

São tantas decisões que pais e mães têm de tomar a todo instante que, muitas vezes, se esquecem de fazer pausas para aproveitar a companhia dos pequenos. Acontece que, paralelamente aos cuidados, esses momentos também são responsáveis pela criação de laços fortes e duradouros – o que é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional do seu filho desde cedo. “Crianças que têm vínculos fortes com os pais possuem maior capacidade de aprendizado e se relacionam melhor com os outros”, diz o pediatra Cid Pinheiro, do Hospital São Luiz Morumbi (SP).

 

Uma pesquisa publicada este ano na Finlândia comprova isso. Ao acompanhar 700 famílias ao longo de sete anos (do nascimento do bebê até ele entrar na fase escolar), os cientistas puderam observar que naquelas em que filhos e pais possuíam relacionamentos saudáveis as crianças tinham maior probabilidade de aprender a regular as próprias emoções.

 

E você também só ganha com isso. Para a psicanalista Vera Iaconelli, diretora do Instituto Gerar (SP), o vínculo em si é o principal benefício para os pais. “Eles têm a oportunidade de estabelecer uma relação significativa com uma pessoa (no caso, o filho) que sempre lhe trará desafios, ou seja, de crescer”, resume. E quem nunca passou por alguma situação em que precisou ser criativo para se sair bem com as crianças?

 

Outro ponto importante é que, nesses momentos de cumplicidade, você passa a conhecer muito mais sobre o seu filho, seus gostos, desejos e o que ele pensa sobre o mundo que o cerca. Você vai se surpreender e se orgulhar.

 

Essa troca é uma das tantas que fortalecem o vínculo com o seu filho. A seguir, 11 dicas para pôr em prática!

 

1. Crie tradições familiares

Crianças, principalmente as mais novas, sentem-se mais seguras em rotinas com horários bem definidos. Use isso a seu favor, incluindo momentos de conexão com seu filho ao longo das atividades do dia. Por exemplo, cante uma música na hora do banho, sirva o café da manhã com o formato de carinhas sorridentes (com pão de forma, panquecas, frutas) e até façam uma pausa juntos para meditar e relaxar.

 

2. Inscreva-se em um curso com ele

Aulas de musicalização, artes ou natação podem ficar muito mais divertidas com as crianças do lado, tanto que hoje em dia há diversos estabelecimentos que oferecem cursos destinados a filhos e pais. Prepare-se para ficar encantado ao presenciar cada nova conquista do seu filho, como o domínio de um novo passo ou o aumento do fôlego para ficar debaixo d’água, e vê-lo feliz por poder dividi-la em primeira mão com você. A parceria nesses momentos de descoberta e aprendizado vai torná-los mais próximos.

 

3. Faça um passeio diferente

Quem não se lembra de uma manhã ensolarada na praia ou de uma tarde preguiçosa de pescaria com toda a família? Muitas recordações acabam se perdendo na vida adulta, mas momentos especiais cercados de pessoas que amamos permanecem sempre. “Mesmo que as memórias afetivas dessa fase não estejam acessíveis à consciência, elas continuam presentes”, explica a psicóloga Rita Calegari, da Rede de Hospitais São Camilo (SP). Use a criatividade na hora de decidir o programa! Não precisa ser nada elaborado, desde que fuja da rotina. Um dia no parque de diversões, uma visita ao museu, um piquenique na praça...

 

4. Leia para (e com) seu filho

A dica é básica, mas conta muito! Vale, em primeiro lugar, criar um clima especial para a hora da leitura, seja um cantinho com almofadas no chão, seja uma meia-luz. Tente interpretar a história, dando uma voz diferente a cada personagem para estimular a imaginação. Por exemplo: se o personagem está mais pensativo, fale pausadamente e abaixe o tom. Se ele está tenso, use voz firme. E peça para o seu filho ler para você depois ou inventar uma história qualquer. Além de ser uma delícia ficar abraçadinho enquanto lê, os livros são um convite às perguntas curiosas do pequeno e assunto quase inesgotável para as conversas futuras.

 

5. Monte um acampamento na sala

Crianças adoram uma aventura e você nem precisa sair de casa para realizar esse desejo. Coloque travesseiros e almofadas no chão e construa uma tenda improvisada com os lençóis. É hora de desconectar todos os eletrônicos e agir como se estivesse em um acampamento de verdade. Ligue uma lanterna no escuro, conte histórias e aproveite para dormir juntinho. Elas não vão esquecer dessa noite tão cedo!

 

6. Estipule o dia do “hoje pode!”

A rotina com crianças é cheia de regras e horários, como tem de ser. Mas um pouco de flexibilidade faz bem também! Ele pediu para comer pipoca na saída da escola? Um deslize apenas não irá arruinar a alimentação da semana inteira. Pense nisso. Está calor e caiu aquela chuva gostosa sem raios? Tome um banho de chuva com ele! Essas situações ensinam o seu filho que é importante ser maleável na vida e ainda vão criar boas lembranças para vocês!

 

7. Brinque junto

Essa também é fácil, uma delícia e uma das atividades que as crianças mais amam fazer com os pais. Brincadeiras com tintas, blocos de montar ou tomar aquele chá da tarde de mentira facilitam a interação. Esqueça a bagunça por algumas horas e deixe fluir o lado mais espontâneo e criativo do seu filho. Afinal, experimentar é essencial para o desenvolvimento infantil e ele saberá que você fez questão de lhe garantir esse tipo de oportunidade!

 

8. Deixe que ele ajude em casa

Desde que as atividades sejam seguras, só há benefícios em deixar seu filho participar das tarefas domésticas. Entregue um pano na mão dele e veja como ele se diverte ao tirar o pó de móveis ou dos brinquedos. Outra ideia é pedir ajuda para estender os lençóis na cama, guardar roupas nas gavetas, secar potes de plástico. Além de melhorar a coordenação motora, essas atividades fazem com que a criança desenvolva senso de responsabilidade e cooperação, se sinta importante e ainda mais parte da família.

 

9. Preste atenção às sutilezas

Aprender a reconhecer os sinais que seu filho dá por meio de gestos e expressões corporais, principalmente quando ele ainda não domina a fala, é uma habilidade que fortalece a relação. Para se tornar um mestre nessa arte só existe um caminho: prestar atenção. Algo que parece óbvio, mas que pode ser deixado de lado na correria. Assim, logo você vai começar a entender que aquele choro manhoso é sinônimo de cansaço, quais são as comidinhas que ele mais gosta e quando é hora de tirar uma soneca. E ele sentirá segurança por saber que você compreende seus desejos.

 

10. Vejam fotos, façam vídeos...

Separem alguns minutos (OK, pode durar horas, se preparem!) para ver os álbuns de fotos do seu filho e os seus. Ele vai adorar se ver quando era pequeno, saber o que fez ao lado dos pais, o que já falava, fazia... E mostre as suas lembranças também. Depois, aproveitem para fazer selfies e vídeos engraçados (com aqueles filtros que as crianças adoram) e guarde-os para novas oportunidades de recordações como essa no futuro.

 

11. Encha-o de beijos e abraços

Ah... a melhor parte, não? Demonstrar afeto fisicamente é uma das maneiras mais naturais de manter uma relação próxima – isso sem contar que o toque estimula terminações nervosas na pele que promovem o bem-estar. Já que você morre de vontade de agarrar seu filho toda vez que vê aquelas bochechas mesmo, não se reprima! Agora, se ele não gostar muito de ser abraçado e beijado, está tudo bem. Encontre outras maneiras de se conectar por meio do toque, como pentear os cabelos, passar hidratante, andar de mãos dadas, fazer uma massagem gostosa nos pezinhos dele… E não se esqueça: estar junto, por inteiro, é o que realmente importa.

 

 

 

fonte:revistacrescer.globo.com

11 Maneiras de fortalecer o vínculo 11 Maneiras de fortalecer o vínculo

Somos uma empresa multimarca no segmento infantil masculino, do zero aos seis anos de idade. Tudo com muito amor e respeito, confira nossos produtos!11 Maneiras de fortalecer o vínculo